1º de outubro de 2013

Faz um ano que ocupamos a reitoria da USP e iniciamos a greve de 2013 – uma das mais fortes dos últimos tempos entre os estudantes. Tenho as melhores lembranças dessa luta que fizemos! Sem dúvida, foi a força de junho de 2013 (à época, tão pertinho de período em que estávamos) que nos tornou capaz de fazer o que fizemos: mais de 50 dias de greve e de ocupação numa experiência única do movimento estudantil. Naqueles meses, até o cansaço que sentíamos parecia diferente, tamanho era o sentimento de luta, de ascenso e possibilidade de vencer! Construímos durante anos e radicalizamos a luta por democracia na USP. Denunciamos a necessidade das eleições diretas, da estatuinte e de mudanças estruturais na universidade. Mobilizamos dezenas de cursos de diferentes campi (o que dizer de São Carlos!) de maneira ampla. O movimento estudantil se democratizou e aprendeu da melhor maneira possível: lutando. Dobramos, por semanas, a espinha do reitor Rodas, da mídia e até mesmo da justiça.

No fim, acabamos por não vencer. Sem dúvidas, pela truculência do governo e da reitoria. Em parte, também pela atuação prejudicial de alguns setores ultra-esquerdistas do movimento. Mas não troco as experiências que tivemos por nada! Tenho certeza de que ganhamos a consciência da sociedade e da universidade com nossa luta. As lições que tiramos foram e são fundamentais para o que seguimos fazendo (como a lição da desocupação e das prisões de João Victor e Inauê, retratos da repressão do Estado e do governo, que são a regra). Tenho certeza de que, em parte, inspiramos funcionários e professores na greve deste ano (que foi ainda mais forte e vitoriosa!). A greve e a ocupação de 2013 nos fizeram mais fortes para a luta, da qual desde então não arredamos o pé, como vimos nas jornadas de mobilização da Copa, ao lado do MTST e, inclusive, agora, de uma forma diferente, nas eleições, esse enorme terreno árido que atravessamos semeando corajosamente o socialismo e a nova política.

Da nossa greve e ocupação de 2013, em particular, não troco por nada a experiência que tive ao lado de uma nova geração de ativistas aguerrida, inteligente e abnegada. São os melhores, porque forjados na luta! Viva a luta por democracia na USP!

1270109_541833285894612_1096227591_o (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>